Depoimentos de quem passou por aqui:

Simone, mãe da Estela

A Estela sempre teve um ótimo desenvolvimento e começou a falar as primeiras palavras na idade esperada. Mas com pouco mais de 2 anos e meio começamos a notar repetição de sílabas em alguns momentos e parecia enroscar nas palavras, dando a sensação de que ela pensava, mas não sabia como pronunciar. De início a gente ajudava e completava a frase e ela parecia não perceber o que acontecia, mas com o passar das semanas outras pessoas com menos contato com ela começaram a notar. Comecei a pesquisar fonoaudióloga especialista em gagueira na internet e encontrei o contato da Bianca no site “Amigos da gagueira”. Não conhecia absolutamente nada sobre o assunto, inclusive tinha alguns conceitos equivocados sobre o tema. No próprio site li algumas informações bem relevantes e esclarecimentos que me motivaram a chamar a Bianca por mensagem. Fui muito bem acolhida e ela orientou a não esperar e agendar uma sessão. A primeira foi uma entrevista comigo e meu esposo. Explicamos toda a situação que já vinha há pelo menos quatro meses e que estava me angustiando, pois eu tinha medo de chamar a atenção para isso e ela piorar, mas me senti ouvida e de certa forma tranquilizada pela Bianca. Após a sessão presencial com a Estela, já tivemos um diagnóstico: gagueira de desenvolvimento. Como ela falava bem, inclusive sílabas mais complexas, a fala espontânea vinha e ela tinha dificuldade de organizar tudo isso. Percebemos o quanto a rotina, organização das falas dos adultos (cada um na sua vez), organização até mesmo nas brincadeiras e conversar de forma calma, tinha relação com isso e trazia efeitos positivos.

Senti uma montanha-russa nesse processo com momentos bons de melhora e outros em que ela percebia que não conseguia continuar a fala. Era de cortar o coração ouvi-la dizer que não conseguia falar, ficar nervosa e frustrada e me dava a sensação de que isso nunca ia passar. A gente sempre a acolhia e procurava não demonstrar preocupação para não chamar muito a atenção dela, ao mesmo tempo em que treinávamos a “fala fácil” com as orientações e estratégias propostas nas sessões de fono. Era uma alegria vê-la usar isso sozinha para a palavra sair com mais fluência.

Passamos por momentos bem angustiantes, por exemplo, quando ela teve episódios de ter tensões no rosto, sobrancelhas e até com as mãos ao falar, me entristecia bastante e eu chorava escondido dela. Também quando viajamos e a gagueira piorou, com muitos travamentos e ela encerrando a conversa, pois não conseguia concluir. A Bianca foi orientando sobre como proceder nessas situações e nos acalmando, dizendo que apesar disso a possibilidade de ela superar era grande. E realmente foi, pois com cerca de seis meses de tratamento, sessões contínuas e utilizando as estratégias em casa a Estela recebeu “alta” e hoje está com uma fala perfeita. A gagueira do desenvolvimento foi superada. Agradeço o profissionalismo, acolhimento e orientações precisas que recebemos da querida tia Bianca nesse período, foi fundamental para nós. E a Estela sentiu esse carinho desde o início, sempre feliz indo para as sessões e agora sentindo saudades.

Obrigada!

Our vision

We want to live in a world where people can buy homes that match their needs rather than having to find a compromise and settle on the second-best option. That's why we take a lot of time and care in getting to know our clients from the moment they reach out to us and ask for our help.